Quando estamos doentes, recorremos ao médico. Quando pensamos em educação de qualidade, recorremos aos professores.
Muitas vezes quando alguém está pensando em construir seu futuro lar, não vê necessidade de recorrer a um engenheiro para fazer o projeto da obra.
Vai começar a construir sua obra e tem dúvidas se deve ou não contratar um engenheiro civil para realizar o seu projeto? Continue lendo e descubra 5 motivos para contratar um engenheiro.
Maior segurança da construção
O engenheiro é responsável por garantir que a construção suporte o próprio peso e seja resistente a eventos externos.
Para isso, é necessário que seja realizada uma série de cálculos e os engenheiros saberão fazer as adaptações necessárias para que você tenha o que deseja na sua obra.
Ao finalizar o projeto, o engenheiro assume a responsabilidade sobre ele, de forma a protegê-lo juridicamente.
Maior economia
Ao realizar todos os cálculos antes da construção, o engenheiro garante a economia de materiais na obra, além da segurança.
Por exemplo, o cálculo estrutural garante a economia de aço e concreto.
Além disso, um bom projeto também reduz gastos futuros com manutenções corretivas. Quando a obra é feita sem planejamento, é comum que aconteçam erros que terão que ser arrumados no futuro e você terá mais gastos.
Experiência e capacitação
Por trabalhar com isso, o engenheiro possui muita experiência e conseguirá perceber situações problemáticas e atuarão sobre elas.
Durante a faculdade, o profissional foi estimulado a solucionar problemas, assim, ele é a pessoa ideal a quem recorrer quando você se deparar com algum impasse na obra.
O engenheiro é a pessoa ideal para recorrer ao se deparar com qualquer impasse na sua obra.
É necessário ter seu projeto assinado por um engenheiro para conseguir obter o alvará de construção da sua obra, é necessário que os projetos arquitetônico e hidrossanitário sejam assinados por um engenheiro.
Ao realizar obras irregulares, você põe em risco a segurança das pessoas que estão trabalhando e dos futuros moradores e frequentadores.
Além disso, você ainda terá que pagar multas da prefeitura e poderá ter sua obra embargada.
Experiência em acompanhamento da obra
Após o projeto ser finalizado e aprovado, o engenheiro pode realizar o acompanhamento da obra e, por ter domínio do que vai ser realizado, pode planejar e acompanhar a execução da obra.
Ter um engenheiro acompanhando a execução do projeto que ele elaborou garante que tudo saia conforme o planejado e evita que você perca o controle da sua obra.